O Projeto TOCANDO A VIDA, dentre outras atividades, faz parte do PROGRAMA CIRANDA DA CIDADANIA CULTURAL, desenvolvido pelo Instituto de Assistência e Proteção Social – IAPS.
O referido projeto, promove de três Oficinas de Música, direcionadas para cerca de 150 crianças / adolescentes e suas famílias, moradores do bairro Conjunto Tancredo Neves e seu entorno, na cidade de Fortaleza, estado do Ceará.
As oficinas acontecem de forma continuada em 3 Núcleos distintos, porém integrados:
I. Coral intergeracional
II. Grupo de instrumentos de sopro
III. Grupo de violão
O projeto tem como objetivo ser uma ferramenta de enfrentamento da situação social desfavorável, vivenciada por crianças, adolescentes e suas famílias, moradores do bairro Conjunto Tancredo Neves, situação que está bem observada em suas atitudes de desagregação familiar e comunitária, que propiciam escolhas de caminhos de exclusão e situações de risco, como estampada nos altíssimos índices de violência da cidade de Fortaleza e nomeadamente na região onde será desenvolvido o projeto.
Mantemos 3 cursos que proporcionam o acesso gratuito e irrestrito de crianças e adolescentes da comunidade em geral às aulas práticas e teóricas nas áreas da Música vocal e instrumental ministradas por profissionais altamente qualificados, na sede do Instituto de Assistência e Proteção Social – IAPS, atendemos atualmente 120 beneficiários, contudo, temos a meta de até ao final do ano de 2016, estarmos contemplando 180 pessoas. Vale ressaltar que no desenvolvimento das atividades, promovemos o acesso de pessoas com deficiências.
I. Oficina de Canto Coral:
Coral de Vozes – EU, TU, NÓS, VOZES.
Desenvolve atividades intergeracionais, envolvendo avos, pais, filhos e netos, o grupo oferece 60 vagas, para pessoas com idades distintas, propiciando o atendimento de membros de uma mesma família.
Realiza dois ensaios semanais de aprimoramento vocal e musical, com duas horas de duração, tendo abrangência de vários gêneros musicais, que permite a troca de conhecimentos e a convivência familiar e comunitária dos participantes.
As apresentações do grupo ocorrem na própria comunidade e outros espaços da cidade, como forma de valorização do trabalho desenvolvido por eles.
II. Oficina de Cordas: Cursos de violão
GRUPO PUXANDO A CORDA
Mantém de um grupo de cordas, nomeadamente com o ensino do violão, para 60 alunos, com idade entre 10 e 17 anos, passando pelas aulas de Linguagem Musical, de leitura e escrita da música, e aulas práticas.
São realizadas 2 aulas semanais, com duração de 1 hora e 30 minutos, com duas turmas de 20 alunos, que recebem atendimento coletivo e individualizado, o curso tm uma duração de 12 meses.
III. Oficina Instrumental – Curso de flauta doce
GRUPO TOCANDO A VIDA
Executa cursos de flauta doce para até 30 participantes, do sexo masculino e feminino que passam pelas aulas teóricas e práticas de domínio da flauta, gradativamente são introduzidos com outros instrumentos, tais como: saxofone ,clarinete, trompete.
As aulas acontecem na própria sede do IAPS, 2 vezes por semana, com duração de 2 horas.
O Instituto de Assistência e Proteção Social – IAPS, abraça a ideia de que a valorização da cultura e o ensino musical é uma importante ferramenta escolhida por nós, para o cumprimento da nossa missão de transmitir valores, de expandir horizontes, e praticar a cidadania através de ações transformadoras.
CONTATO
Projeto Tocando a Vida
Endereço: R. Barra Nova Rua Barra Nova, 1000, Conjunto Tancredo Neves – Fortaleza -Ceará – Brasil
Fone: (85) 3279-5998 / 3279-1073
CEP: 60820-160
Fone: Sâmara Maciel Gurgel – 85- 998400124
E-mail: [email protected]
Site: www.uaps.org.br
Assista as apresentações no Canal do you tube: canal IAPS
Facebook: iaps.gerenciando
Instagam: instituição.iaps