Escola de Artes Casa de Vovó Dedé

A Escola de Artes Casa de Vovó Dedé é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 2 de janeiro de 1993, por Mansueto Barbosa, que atua a partir do princípio de que a arte é instrumento de afetividade, pertencimento e mudança social. Localizada na Barra do Ceará, em Fortaleza, a entidade possui como desafio central a promoção do ensino da música para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, motivando sua autoestima e capacidade intelectual, ampliando perspectivas de futuro e promovendo inclusão e transformação social.

Reconhecida como um celeiro de novos talentos que fomenta a produção dos jovens músicos cearenses, a Casa de Vovó Dedé tem ocupado papel fundamental na busca por uma educação inclusiva para que crianças, jovens e adultos possam ter acesso a um ensino musical de qualidade e vislumbrem, nesse espaço, a oportunidade de apropriar-se do conhecimento e aprimorar suas capacidades individuais.

Aplicando estratégias formativas que se diferenciam das utilizadas nas escolas formais de música, a entidade oferece, atualmente, auxílio a 600 crianças e jovens da Barra do Ceará e de bairros próximos. Com todas as atividades oferecidas gratuitamente, a Escola realiza ações formativas e de fruição cultural com foco na área da música, mas também oferta atividades nos segmentos de dança, fotografia, audiovisual e artesanato. Regularmente, são disponibilizados ao público diversos Cursos de ensino de instrumentos, tais como: Piano, violão, violoncelo, violino, flauta doce, flauta transversa, além de cursos de balé, teoria e percepção musical, história das artes, história da música, informática e audiovisual.

O programa pedagógico da instituição atende a um padrão de qualidade sólido, composto por ações que promovem o desenvolvimento intelectual, cultural e motor dos participantes. A Casa de Vovó Dedé possibilita, desse modo, o contato com novos estímulos estéticos e a conexão entre músicos do Estado e de outros locais, formando alunos multiplicadores que conseguem intervir na construção social de suas comunidades e dando o primeiro impulso para que os jovens possam dar continuidade aos estudos, em universidades, conservatórios, integrando orquestras e outras formações musicais.

Casa de Vovó Dedé
Endereço: Rua Jerônimo de Albuquerque, nº 445, Barra do Ceará – Fortaleza – CE – CEP: 60.331-750
Fone: (85) 3249.4514 | 98778.1838
Site: cvdd.com.br